Gol-d (Grupo de Oportunidades Locais e Desenvolvimento) são grupos de 10 a 20 pessoas, que se reúnem semanalmente, no intuito de discutir os problemas e dificuldades do grupo e de sua comunidade e desenvolver o habito de poupança. A Visão Mundial e a ANDE iniciaram a adaptação da metodologia indiana nos estados do Ceara e Rio Grande do Norte em janeiro de 2009 através do projeto Redes de Desenvolvimento.
Atuação do Gol-d em Apodi
O Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas do Município de Apodi já vinha discutindo esse projeto há algum tempo juntamente com a VM, mas só em fevereiro de 2011 ele iniciou-se diretamente nas comunidades. Para isso o Conselho conta com os serviços de duas ADG’s (Agente de Desenvolvimento Local), sendo Lays Laiann na região da chapada e eu Janes Fernandes nas regiões vale e pedra.
O trabalho nessas regiões iniciou-se no mês de fevereiro do decorrente ano, o mesmo se dar em primeiro lugar por meio do contato com as lideranças comunitárias, que tem o importante papel de mobilizar as comunidades. As primeiras reuniões ocorrem de acordo com sugestões das lideranças. Em algumas se realiza uma reunião com grupos já existentes, outras ocorrem em reuniões extras ou ainda nas assembléias das associações comunitárias. Isso que dizer que o Gol-d é apresentado em ocasiões e locais sugeridos pelas lideranças das comunidades. Há casos em que o Gol-d é apresentado 2 vezes em uma mesma comunidade para atender o maior numero de pessoas possíveis.
Na região do vale o Gol-d já foi apresentado em 15 comunidades: Santa Rosa I e II, Carpina, Água Fria, Lagoa Rasa, Sororoca, Bamburral, Trapia I e II, Cipó, Juazeiro I, Ameno, Caboclo, Bico Torto e Queimadas. Dessas apenas 03 estão com grupos formados, as quais são; Santa Rosa I com o grupo “A esperança de Cristo”, no sitio Carpina com o grupo “Família de Deus” e no Sitio Juazeiro ainda não definido o nome do grupo. Através dos Gol-ds já organizados algumas pessoas dos grupos já estão sendo beneficiadas com empréstimos realizados nos próprios grupos, alem de fortalecer as discussões a respeito das comunidades. Ate o momento o gol-d foi apresentado também em quatro comunidades da região pedra: Poço Verde, Santa Cruz I e II e Melancias, na qual ainda não tem nenhum grupo formado.
Percebe-se que para muitos o gol-d é um projeto que apresenta dificuldades de se por em pratica, pois nota-se que na maioria das comunidades há muitas pessoas em necessidade de se empoderar mais e abrir espaço para uma nova democracia a qual garanta autonomia ao individuo, tudo isso e muito mais pode ser desenvolvido com qualidade através do Gol-d, pois suas principais características são: autonomia, democracia e empoderamento dos indivíduos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário